DL HOUSE
Santa Marinha
De meados dos anos 90 sem qualquer tipo de intervenção desde a sua construção, este apartamento com materiais de revestimento, mobiliário e iluminação totalmente obsoletos clamava por uma mudança.
Situado num 4º e último piso, esta habitação de 100 m2 com duas frentes, tinha algumas particularidades. Dois terraços a todo o seu comprimento, que fariam com que a luminosidade no interior das divisões fosse significativa, e ainda, o acesso ao apartamento ser feito diretamente através do elevador.
O objetivo era conceber uma renovação total do apartamento com um orçamento reduzido, abdicando de alguns atributos existentes pouco importantes para o resultado pretendido.
De estilo sóbrio, a premissa base foi estabelecer relações francas entre as zonas sociais, abdicando nomeadamente de algumas portas. A continuidade do gesso cartonado no teto e do taco de carvalho no pavimento, tendo sido aproveitado o existente, contribuíram para um cenário de comunicação entre os ambientes.
A intervenção contemplou a mudanças de toda a infraestrutura hidráulica e elétrica e de todos os revestimentos de cozinha e instalações sanitárias, divisões que foram totalmente remodeladas.
Com o propósito de o apartamento não perder alguns dos seus traçados originais, foram deixados pormenores, tais como, o pavimento em taco de carvalho e a cornija presente na instalação sanitária social.
O resultado final foi obtido através da harmonia entre materiais como tecidos, metais e mármores de acabamentos distintos e uma palete básica de tons neutros e naturais, criando uma atmosfera equilibrada.
Tipo – Remodelação de apartamento
Localização – Santa Marinha, Vila Nova de Gaia
Ano de Projeto – 2019
Área – 100 m²
Estado – Obra concluída
Arquitetura – Daniel Alves
Equipa de projeto – NÝR Arquitetura