CASA DA GÁVEA
Valbom
Numa rua onde apenas uma viatura circula de cada vez, apesar dos dois sentidos viários, encontramos um edifício devoluto entre duas construções existentes.
De fachada simples, este edifício tem reservada na extremidade oposta a vista sobre o Rio Douro.
Situado num lote com 118m² sobre a encosta de Valbom, esta construção em ruína é constituído por apenas dois pisos e um logradouro de proporções reduzidas.
Sem condições de habitabilidade, nem de recuperação da estrutura existente, foi proposta uma reconstrução da edificação, atribuindo-lhe novas características.
Ainda que ínfima, a mancha de implantação permaneceu inalterada, tendo sido proposto um edifício com quatro pisos de linguagem contemporânea. A diferença entre a cota de entrada e a cota do logradouro permitiu projetar três pisos e ainda propor um novo no topo, colmatando a empena do edifício existente a sul, reduzindo o impacto visual da habitação na envolvente.
De orientação nascente/poente esta habitação unifamiliar mantém a essência encontrada na ruína, com uma imagem homogénea de pouca permeabilidade da parte nascente e completamente disruptiva, com francas aberturas para poente.
Tipo – Reconstrução de moradia unifamiliar
Localização – Valbom, Gondomar
Ano de Projeto – 2021
Área – 250 m²
Estado – Projeto em fase de aprovação
Arquitetura – Daniel Alves
Equipa de projeto – NÝR Arquitetura